terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Até o dia 18 de Julho de 2005, em Portugal, a zona mais afectada foi o distrito do Porto, com 527 incêndios e 3890 ha de zona ardida.
Os incêndios podem ocorrer em qualquer parte, quer seja em cidades ou florestas, sendo nestas últimas onde ocorre com mais frequência.
Em algumas florestas, onde ocorre incêndio, a área nunca mais volta a ser a mesma.
Para além de destruir a natureza, é extremamente perigoso para os seres vivos.
A exposição a um incêndio pode originar também, nos seres humanos, desmaios ou a morte, devido à inalação de gases tóxicos ou queimaduras.

As causas dos incêndios florestais são das mais variadas. Têm, na sua grande maioria, origem humana, quer por negligência e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas), quer intencionalmente. Os incêndios de causas naturais correspondem a uma pequena percentagem do número total de ocorrências.


________________________________________________________


Until the day 18 July 2005 in Portugal, the area worst affected was the district of Porto, with 527 fires and 3,890 hectares of area burnt. Fires can occur anywhere, whether in cities or forests, with the latter occurring more frequently. In some forests, where fire occurs, the area never again be the same. Besides destroying the nature, is extremely dangerous to living beings. The exposure can lead to a fire as well, in humans, fainting or death due to inhalation of toxic gases or burns.

The causes of forest fires are among the most varied. Have, the vast majority of human origin, either by negligence and accident (fire, burning of refuse, launching rockets, cigarettes erased evil, power lines), or intentionally. The fires from natural causes are a small percentage of the total number of occurrences.

6 comentários:

Andreia-Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João-Tiago disse...

Bom para começar a falar sobre este tema, acho que é importante referir que o numero de incêndios em Portugal é extremamente assustador. Se pensarmos que esses seres que o ser humano queima são a maior fonte de oxigénio existente, e que os destruimos por razões como o descuido de um simples cigarro,ou por pura diversão com um foguete.
O vosso trabalho está bastante sensibilizador ao tema referente, e pode ajudar muito com a informação que contêm.
Desta maneira agradeçemos a forma como trataram a informação, de uma forma simples e concreta.

Tiago e João. : )

Marta- Patrícia disse...

Os incêndios provocados são incompreenciveis pois como é que o Homem é capaz de estragar o seu próprio planeta? O vosso tema é actual e trata um problema que nos devia preocupar a todos.

Kelvin-Timóteo disse...

Vamos dizer-vos uma grande verdade, o HOMEM é o ser mais espantoso de todos e ao mesmo tempo é o mais perigoso. Não cabe na cabeça de ninguém como é possível, o homem destruir grandes extenções ou hectares de florestas, simplesmente para obter algo que com certeza terá um tempo limitado. Grandes extenções de estradas, travessías, hoteis, edifícios públicos, casas et(...).
"SE CONTASSEMOS SÓ COM AS CATASTROFES NATURAIS, O NÍVEL DE POLUIÇÃO SERIA A MÍNIMA".

Andreia-Beatriz disse...

Pois, realmente têm razão. Além de matar as nossas plantas e os animais, prejudica o nosso ambiente.
sabendo que maioria destes fogos sao postos por os humanos, deviamos chamar a atençao destes, pois prejudica este planeta.

Flávio-Ana disse...

Podiam divulgar algum plano de prevenção de incêndios aplicado em Portugal?